sábado, 24 de maio de 2008

Clipping - Concerto para triângulo em
dá maior e outras crônicas divertidas

MATÉRIA 01

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

Diário de Natal

19/06/2008

Muito

01


Literatura – Divertidas histórias de um jovem natalense

Com um humor fortemente presente em suas crônicas e uma ágil dinâmica de texto, Tasso Soares de Lima lança hoje o seu primeiro livro, Concerto para triângulo em dó maior, no qual reúne 27 crônicas escritas entre a década de 80 e os dias atuais. A obra integra o programa Cultura da Gente promovido pelo Banco do Nordeste para os seus funcionários, entre os quais está Tasso que é assessor da superintendência da instituição no estado e também está concluindo o curso de jornalismo na UFRN. O livro tem prefácio do jornalista Vicente Serejo e o lançamento começa às 18h, na livraria Siciliano do Midway Mall.

‘‘A idéia desse livro é divertir. Gosto de contar histórias e é isso que eu faço’’, admite o autor que iniciou essa prática ainda na infância, quando reunia amigos e parentes para mostrar seu talento. Na adolescência começou a colocar suas idéias no papel e também lançou um jornalzinho, de informações científicas, no colégio que estudava, ‘‘mas logo percebi que as pessoas não se interessavam, então lancei outro jornal com caricaturas, texto e gozações com as pessoas. Foi aí que percebi que as pessoas gostam é de humor’’, afirmou.

A crônica que dá nome ao livro, Concerto para triângulo em dó maior, é o relato de uma história vivida pelo próprio Tasso e seu irmão que foram passar as férias em Fortaleza, quando ele tinha 11 anos, na casa dos tios. Na ocasião, o tio havia montado uma escola de samba e fez questão que os sobrinhos participassem, a Tasso coube tocar o triângulo. ‘‘Nunca vi um triângulo em escola de samba’’, conta entre risos. Ao final, por ele e o irmão serem menores de idade e não terem permissão para tocar, a história termina em uma delegacia, embora seja recheada de humor.

Há mais de 20 anos Tasso se dedica à escrita, ‘‘mas eu guardava, só mostrava a alguns amigos. Eu não sabia nem que o que eu escrevia era crônica, só descobri durante um cursinho pré-vestibular que fiz. Aos poucos descobri que as pessoas se interessavam pelo o que eu escrevia, então resolvi publicar’’. Ele ingressou no curso de jornalismo não com objetivos profissionais, pois já é formado em administração e tem especialização em recursos humanos. ‘‘Resolvi fazer o curso para melhorar o meu texto, mas só melhorei as amizades’’, sorri.

O seu livro é todo ilustrado por Maurício Oliveira Júnior, que também fez a diagramação, o desenho da capa é de Antônio Maciel de Oliveira Júnior, também funcionário do BNB, ‘‘contei ainda com a colaboração das jornalistas Deyse, Luana Batista e também de Mariana Araújo, responsável pela elaboração do blog do livro’’, cujo endereço é www.tassoocronico.blogspot.com. ‘‘A razão de ser Tasso o crônico é porque mostrei uma crônica a uma amiga e ela ao ler elogiou dizendo que eu era um ótimo crônico’’, conta rindo, já que as pessoas que escrevem crônicas são chamadas de cronistas. Tasso junto com Maurício e Mariana pretendem lançar juntos uma nova obra, mas que ainda está sendo concebida.

Lançamento do livro Concerto para triângulo em dó maior

Autor: Tasso Soares de Lima

Data: hoje

Local: livraria Siciliano do Midway Mall

Horário: 18h

Preço do livro: R$ 25

MATÉRIA 02

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

http://becopress.blogspot.com/

18/06/2008



Leonardo Sodré - Blogueiro

Bancário lança livro de crônicas marcadas pelo bom humor

O sonho de todo escritor é ter sua obra publicada, lida e reconhecida pelo maior número possível de pessoas. No entanto, alguns deles demoram um certo tempo para perceber que ter seus textos impressos nas páginas de um livro é o que desejam. Assim foi com o bancário Tasso Soares de Lima, escritor desde a época de escola e que agora lança Concerto Para Triângulo em Dó Maior, sua primeira obra, na quinta-feira (19/06), às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall.

O livro de Tasso conta com 27 crônicas inspiradas em observações de seu dia-a-dia, em histórias vividas por ele em suas viagens pelo Nordeste. O escritor ressalta que todos os textos têm uma versão divertida dos fatos. “Boa parte das histórias é fruto de algumas viagens pelo interior. Outras foram concebidas a partir de relatos de amigos”, acrescenta o bancário.

MATÉRIA 03

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

Diário de Natal

19/06/2008

Opinião

02

Cassiano Arruda Câmara – Colunista

Coluna Roda Viva

Concerto para Triângulo

Tasso Soares, estudante do Curso de Comunicação da Universidade Federal, estréia como escritor, autografando, hoje, na Livraria Siciliano do Midway Mall, “Concerto para triângulo em dó maior”.

MATÉRIA 04

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

O Jornal de Hoje

18/06/2008

Diversão e Arte


Vicente Serejo

Coluna Cena Urbana

Cronistas

Hoje, boca da noite, na Siciliano, do Midway, Rodrigo Levino reúne os amigos e leitores e lança “Dias Estranhos”. Amanhã, lá mesmo, Tasso Soares lança Concerto para Triângulo em Dó Maior.

MATÉRIA 05

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

Tribuna do Norte

18/06/2008

Viver

01

Michele Ferret - Repórter

Crônicas para os dias estranhos

Rodrigo Levino lança hoje “Dias Estranhos”, onde busca poesia e humor no caos da vida moderna. Amanhã é a vez do cronista Tasso Soares, também na Siciliano

Impressões do cotidiano, dos absurdos e daquele cantinho da vida que quase ninguém prestou atenção. É nesse observar de detalhes, que o cronista se inspira e escreve sua leitura sobre os acontecimentos do mundo e de si.

No livro de crônicas “Homem Nu” de Fernando Sabino, ele diz que “crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Algo para ser lido enquanto se toma o café da manhã”. E é entre um gole e outro que poderemos beber as palavras nos lançamentos do segundo livro de Rodrigo Levino, “Dias Estranhos”, com lançamento hoje na livraria Siciliano às 19h, e o livro do jornalista Tasso Soares de Lima, “Concerto para triângulo em dó maior”, marcado para amanhã, também na Siciliano, às 18h.

Com escritas diferentes que oscilam entre o existencialismo e o humor, os cronistas Rodrigo e Tasso são pérolas potiguares que estão conseguindo transformar o gênero - considerado por muitos críticos literários e acadêmicos como gênero “menor” - e mostrar o respeito que merece, revelando as belezas invisíveis do cotidiano. Prova dessa subtração de valores, em relação ao gênero, é o prefácio do escritor Vicente Serejo no livro de Tasso. “Aprendi muito cedo que cronista não é escritor”, contando a história que aconteceu com ele quando no fim dos anos setenta seu primeiro livro de crônicas foi avaliado por uma banca - para constar como produção acadêmica para progressão funcional como professor de jornalismo da UFRN - e o livro não foi aceito. “Não valia nada”, lembra Serejo no prefácio de Tasso. Escritores como Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade e Vinícius de Morais lançaram seus livros de crônica, tão gigantes como os seus outros, a exemplo o “Escolha seu sonho” de Cecilia Meireles lançado em 1979.

A poesia extraída em ‘Dias Estranhos’

Longe desse muro que separa as crônicas da literatura em geral - como a poesia, a prosa e os contos - Rodrigo Levino já está no seu segundo livro e seus “Dias Estranhos” teve o reconhecimento de artistas como Nando Reis e do escritor Daniel Galera — que assina a orelha. “Lendo suas crônicas, encontramos uma voz que registra e elabora suas percepções da vida cotidiana numa prosa de notável sensibilidade e grande carga poética”, disse Galera, autor paulistano cujo livro se transformou no filme “Cão sem dono”, lançado em território nacional. Dois anos depois do lançamento de “Aos Pedaços” - que lhe rendeu convites para festivais literários como a Flip em Parati no Rio de Janeiro - Levino se lança ao mar, saboreando cada palavra com amadurecimento de um escritor fortalecido, mesmo tendo apenas 25 anos.

Suas leituras diárias de escritores como Rubem Braga, João do Rio e Antônio Prata são fontes de estrutura literária. “Não sei se o que eu leio reflete nos meus textos. Leio muita poesia, muito romance e minhas crônicas chegam do dia-a-dia, do meu cotidiano, do que observo e sinto”, disse Levino.

Seu livro reúne 30 crônicas, e traz muito do seu olhar caleidoscópico da vida, esse que se transforma a cada segundo com o virar de esquinas. Seus textos falam da vida caótica, da infância, do mar. “São dias estranhos esses que a gente consegue um espaço para sonhar. Hoje é tudo tão complicado que viver está ficando cada vez mais raro”. Uma das crônicas interessantes do livro é “Sobre escrever” quando ele diz que “A folha em branco é uma boca cerrada. Uma mudez que se arranca com o movimento dos dedos que são quase dentes mastigando o teclado, juntos da língua, parindo a palavra...”. É nesse parir de palavras que Rodrigo vai construindo seu espaço, lançando seus livros em Natal e São Paulo, sendo crítico literário da revista Playboy, mantendo uma coluna no site da digizap - patrocinador do seu livro - e pulverizando o mundo com uma literatura de qualidade e coragem. “É preciso coragem para abraçar as palavras. Eu larguei tudo para viver dela. Deixei para trás o direito e abracei o jornalismo e a literatura, espero que para sempre”.

Histórias da sua vida, dos amigos e de gente comum

Um contador de histórias com rigor literário aguçado. Esse é Tasso Soares, que lança o seu “Concerto para triângulo em dó maior”, título de uma das 27 crônicas contidas na obra. Segundo o autor, “A intenção das crônicas é divertir, não fiz com compromisso literário”. Mas não é o que parece ao lermos as 155 páginas do seu livro. Com uma escrita fluida e a utilização de recursos poéticos para contar seus casos, o livro não deixa a dever para a literatura brasileira. Comentário reforçado pelo experiente Vicente Serejo quando diz que “sua crônica tem o talhe da linguagem que, antes de servis aos manuais, se entrega ao ritmo dos falares da linguagem corrente. Linguagem que é certa, como certa é a língua do povo na boa lição do poeta Manuel Bandeira, busca na sincronicidade com o leitor, o fio da literariedade”. Esse fio é conduzido por todas as crônicas quando o autor esclarece ao leitor de forma colorida, deixando todos participando de suas peripécias. “Elas foram escritas de 1999 para cá, mas são atemporais”, disse. O título do livro é o nome da primeira crônica do livro que conta a sua experiência de criança quando o autor foi passar as férias em Fortaleza. “Lá o esposo da minha tia de criação, carioca legítimo, tinha formado uma escola de samba com alguns amigos da Aeronáutica, o Acadêmicos do Ar. Então fui convidado para tocar e me deram um triângulo. Imagine um triângulo no meio daquele som todo? Nessa confusão eu e uma menina que estava comigo fomos levados por um oficial de preto dizendo “amanhã eles não desfilam mais” e assim terminou a confusão, um trauma só. E o mundo acabara de perder o maior concertista de triângulo que iria existir”, contou aos risos Tasso. Sua simpatia se reflete na obra de uma maneira intensa. Ao ler as crônicas é como se pudéssemos participar de todos os acontecimentos e rir um pouco mais nessa vida fria. A edição só foi possível graças a seleção cultural feita para os funcionários do Banco do Nordeste, do qual é assessor da superintendência. “Depois do primeiro livro, a gente toma fôlego para escrever um novo, que espero lançar em 2009”, finalizou.

Serviço

Hoje, Lançamento “Dias Estranhos” de Rodrigo Levino. Siciliano do Midway Mall, às 19h. Preço: R$ 25,00. Amanhã (19 de junho), Lançamento de “Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas”, na Siciliano – Midway.

MATÉRIA 06

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

Correio da Tarde

17/06/2008

Cultura

19


Literatura potiguar – Escritor lança livro

de estréia com crônicas bem-humoradas

"Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas". Este é o título do primeiro livro do bancário e graduando em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFRN, Tasso Soares de Lima, que será lançado na próxima quinta-feira (19), na livraria Siciliano do Midway Mall, às 18h. O exemplar custará R$ 25,00 e poderá ser adquirido nas livrarias Siciliano em Natal e Mossoró.

Prefaciado pelo jornalista e escritor Vicente Serejo e ilustrado pelo jovem designer Maurício de Oliveira Júnior, o livro traz 27 crônicas, segundo o autor, inspiradas em histórias vividas, sofridas ou ouvidas em viagens pelo Nordeste. "Esses textos são também fruto da observação do dia-a-dia. Tudo isso com uma visão divertida dos fatos", afirma.

Tasso Soares é funcionário do Banco do Nordeste há 31 anos e contou com patrocínio do Programa Cultura da Gente, iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários da instituição nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não específicas. Ele destaca que exemplares do seu livro também serão doados a bibliotecas públicas em todo Estado e ao Projeto Arca das Letras, que tem como objetivo implantar minibibliotecas em assentamentos rurais da reforma agrária.

Para o autor, "Concerto para triângulo..." é obra literária que pretende ser de fácil leitura, com ambientação nordestina em sua maioria, trazendo um pouco da linguagem e da maneira de ser do homem simples do Nordeste. "Existe também a intenção de valorizar a crônica como forma de expressão alegre de literatura, procurando estimular mais ainda o hábito da leitura de autores nordestinos, de uma maneira leve", finaliza.

Trajetória - Tasso Soares de Lima é assessor da Superintendência Estadual do BNB no Rio Grande do Norte, especialista em Administração de Recursos Humanos pela UFRN, e concludente de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela mesma universidade.

Começou cedo escrevendo para o jornalzinho do colégio e, por onde andou, criou pequenos informativos nos quais o humor era a tônica. Escrevia as suas "historinhas engraçadas" e nem sabia que aquilo era crônica, preocupado apenas em divertir. Atualmente, é cronista da revista Conterrâneos, periódico bimestral com tiragem de seis mil e quinhentos exemplares, de circulação interna na empresa em que trabalha.

Serviço:

Lançamento do livro "Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas"

Onde: Livraria Siciliano - Midway Mall

Data: 19/06/2008

Hora: 18h

Preço: R$ 25,00

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

O Jornal de Hoje

16/06/2008

Diversão & Arte

11

Daniela Pacheco - Editora

Escritor lança livro de estréia com crônicas bem-humoradas

Iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários realiza sonho de potiguar

"Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas". Este é o título do primeiro livro do bancário e graduando em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFRN, Tasso Soares de Lima, que será lançado na próxima quinta-feira, dia 19, na livraria Siciliano do Midway Mall, às 18h.

O livro traz 27 crônicas, segundo o autor, inspiradas em histórias vividas, sofridas ou ouvidas em viagens pelo Nordeste. "Esses textos são também fruto da observação do dia-a-dia. Tudo isso com uma visão divertida dos fatos", afirma.

"Na minha vida tudo acontece de uma forma espontânea, simplista e sob a ótica do bom humor que permeia o que escrevo", diz Tasso. Ao acaso que o escritor começou a escrever crônicas, "quando comecei a escrever umas historinhas engraçadas que eu nem sabia que tinha um estilo literário definido e que a que tinha escolhido de forma intuitiva era crônica. O processo era naturalmente espontâneo eu escrevia, lia e guardava. Em 2003, comecei a mostrar o que escrevia para algumas pessoas que passaram a incentivar que transformasse todos aqueles textos em livro. Em setembro do ano passado apresentei o projeto para o BNB e fiz uma seleção das crônicas que escrevi e aqui está o meu primeiro livro", relata Tasso.

Tasso Soares é funcionário do Banco do Nordeste há 31 anos e contou com patrocínio do Programa Cultura da Gente, iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários da instituição nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não específicas. Segundo o autor, "foram 61 inscritos em todo o nordeste e somente 34 foram selecionados do Rio Grande do Norte, o meu livro foi o único e o primeiro".

Outra grande alegria do cronista foi a sua obra ter o prefacio assinado pelo jornalista, professor, escritor e colunista deste vespertino Vicente Serejo. "Fico feliz porque ele é um dos grandes defensores desse estilo na sua coluna diária no jornal sempre tem um espaço destinado para a crônica", afirma o aluno de Serejo. O livro "Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas" foi ilustrado pelo jovem designer Maurício de Oliveira Júnior.

Tasso de Lima destaca que exemplares do seu livro também serão doados a bibliotecas públicas em todo Estado e ao Projeto Arca das Letras, que tem como objetivo implantar minibibliotecas em assentamentos rurais da reforma agrária.

Para o autor, "é uma obra literária de fácil leitura, com ambientação nordestina em sua maioria, trazendo um pouco da linguagem e da maneira de ser do homem simples do Nordeste. Existe também a intenção de valorizar a crônica como forma de expressão alegre de literatura, procurando estimular mais ainda o hábito da leitura de autores nordestinos, de uma maneira leve", finaliza.

Tasso Soares de Lima começou cedo escrevendo para o jornalzinho "Universo" do colégio Salesiano e, por onde andou, criou pequenos informativos nos quais o humor era a tônica. Escrevia as suas "historinhas engraçadas" preocupado apenas em divertir. Atualmente, é cronista da revista Conterrâneos, periódico bimestral com tiragem de seis mil e quinhentos exemplares, de circulação interna na empresa em que trabalha.

O seu próximo projeto já está em fase de elaboração será um livro de crônicas, charges e cartoon que irá produzir em conjunto com mais dois amigos jornalistas.

MATÉRIA 08

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

Diário de Natal

15/06/2008

Muito

04


Escritor estréia com obra de crônicas bem-humoradas

“Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas”. Este é o título do primeiro livro do bancário e graduando em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFRN, Tasso Soares de Lima, que será lançado na próxima quinta-feira (19), na livraria Siciliano do Midway Mall, às 18h. O exemplar custará R$ 25,00 e poderá ser adquirido nas livrarias Siciliano em Natal e Mossoró.

Prefaciado pelo jornalista e escritor Vicente Serejo e ilustrado pelo jovem designer Maurício de Oliveira Júnior, o livro traz 27 crônicas, segundo o autor, inspiradas em histórias vividas, sofridas ou ouvidas em viagens pelo Nordeste. “Esses textos são também fruto da observação do dia-a-dia. Tudo isso com uma visão divertida dos fatos”, afirma.

Tasso Soares é funcionário do Banco do Nordeste há 31 anos e contou com patrocínio do Programa Cultura da Gente, iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários da instituição nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não específicas. Ele destaca que exemplares do seu livro também serão doados a bibliotecas públicas em todo Estado e ao Projeto Arca das Letras, que tem como objetivo implantar minibibliotecas em assentamentos rurais da reforma agrária.

Para o autor, “Concerto para triângulo...” é obra literária que pretende ser de fácil leitura, com ambientação nordestina em sua maioria, trazendo um pouco da linguagem e da maneira de ser do homem simples do Nordeste. “Existe também a intenção de valorizar a crônica como forma de expressão alegre de literatura, procurando estimular mais ainda o hábito da leitura de autores nordestinos, de uma maneira leve”, finaliza.

MATÉRIA 09

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

O Jornal de Hoje

14/06/2008

Diversão e Arte

11

Vicente Serejo – Colunista

Coluna Cena Urbana

Histórias

Tasso Soares de Lima autografa quinta, Siciliano, do Midway, seu livro de estréia ‘Concerto para Triângulo em Dó Maior’. Histórias divertidas ilustradas por Maurício Oliveira Júnior.

MATÉRIA 10

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

JH 1ª Edição

13/06/2008

Cultura

04


Em dó maior – Concerto para triângulo

Crônicas falam de histórias vivenciadas na região Nordeste

“Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas”. Este é o título do primeiro livro do bancário e graduando em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFRN, Tasso Soares de Lima, que será lançado na próxima quinta-feira (19), na livraria Siciliano do Midway Mall, às 18h. O exemplar custará R$ 25,00 e poderá ser adquirido nas livrarias Siciliano em Natal e Mossoró.

Prefaciado pelo jornalista e escritor Vicente Serejo e ilustrado pelo designer Maurício de Oliveira Júnior, o livro traz 27 crônicas, segundo o autor, inspiradas em histórias vividas, sofridas ou ouvidas em viagens pelo Nordeste. “Esses textos são também fruto da observação do dia-a-dia. Tudo isso com uma visão divertida dos fatos”, afirma.

Tasso Soares é funcionário do Banco do Nordeste há 31 anos e contou com patrocínio do Programa Cultura da Gente, iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários da instituição nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não específicas. Ele destaca que exemplares do seu livro também serão doados a bibliotecas públicas em todo Estado e ao Projeto Arca das Letras, que tem como objetivo implantar minibibliotecas em assentamentos rurais da reforma agrária.

Para o autor, “Concerto para triângulo...” é obra literária que pretende ser de fácil leitura, com ambientação nordestina em sua maioria, trazendo um pouco da linguagem e da maneira de ser do homem simples do Nordeste. “Existe também a intenção de valorizar a crônica como forma de expressão alegre de literatura, procurando estimular mais ainda o hábito da leitura de autores nordestinos, de uma maneira leve”, finaliza.

Trajetória – Tasso Soares de Lima é assessor da Superintendência Estadual do BNB no Rio Grande do Norte, especialista em Administração de Recursos Humanos pela UFRN. Começou cedo escrevendo para o jornalzinho do colégio e, por onde andou, criou pequenos informativos nos quais o humor era a tônica. Escrevia as suas “historinhas engraçadas” e nem sabia que aquilo era crônica, preocupado apenas em divertir. Atualmente, é cronista da revista Conterrâneos, periódico bimestral com tiragem de seis mil e quinhentos exemplares, de circulação interna na empresa em que trabalha.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas”

Onde: Livraria Siciliano – Midway Mall

Data: 19/06/2008

Hora: 18h

Preço: R$ 25,00

MATÉRIA 11

VEÍCULO

DATA

CADERNO

PÁGINA

AUTOR

O Jornal de Hoje

20/06/2008

Diversão & Arte

09

Vicente Serejo – Colunista

Coluna Cena Urbana

Força

A família Banco do Nordeste mostrou toda sua força no lançamento do livro de Tasso Soares de Lima ontem, na Siciliano, do Midway. Uma fila de autógrafos de fazer inveja a muitos escritores.