quarta-feira, 18 de junho de 2008

Escritor lança livro de estréia com crônicas bem-humoradas

Iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários realiza sonho de potiguar

"Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas". Este é o título do primeiro livro do bancário e graduando em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFRN, Tasso Soares de Lima, que será lançado na próxima quinta-feira, dia 19, na livraria Siciliano do Midway Mall, às 18h.
O livro traz 27 crônicas, segundo o autor, inspiradas em histórias vividas, sofridas ou ouvidas em viagens pelo Nordeste. "Esses textos são também fruto da observação do dia-a-dia. Tudo isso com uma visão divertida dos fatos", afirma.
"Na minha vida tudo acontece de uma forma espontânea, simplista e sob a ótica do bom humor que permeia o que escrevo", diz Tasso. Ao acaso que o escritor começou a escrever crônicas, "quando comecei a escrever umas historinhas engraçadas que eu nem sabia que tinha um estilo literário definido e que a que tinha escolhido de forma intuitiva era crônica. O processo era naturalmente espontâneo eu escrevia, lia e guardava. Em 2003, comecei a mostrar o que escrevia para algumas pessoas que passaram a incentivar que transformasse todos aqueles textos em livro. Em setembro do ano passado apresentei o projeto para o BNB e fiz uma seleção das crônicas que escrevi e aqui está o meu primeiro livro", relata Tasso.
Tasso Soares é funcionário do Banco do Nordeste há 31 anos e contou com patrocínio do Programa Cultura da Gente, iniciativa do BNB que apóia projetos culturais de funcionários da instituição nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não específicas. Segundo o autor, "foram 61 inscritos em todo o nordeste e somente 34 foram selecionados do Rio Grande do Norte, o meu livro foi o único e o primeiro".
Outra grande alegria do cronista foi a sua obra ter o prefacio assinado pelo jornalista, professor, escritor e colunista deste vespertino Vicente Serejo. "Fico feliz porque ele é um dos grandes defensores desse estilo na sua coluna diária no jornal sempre tem um espaço destinado para a crônica", afirma o aluno de Serejo. O livro "Concerto para triângulo em dó maior e outras crônicas divertidas" foi ilustrado pelo jovem designer Maurício de Oliveira Júnior.
Tasso de Lima destaca que exemplares do seu livro também serão doados a bibliotecas públicas em todo Estado e ao Projeto Arca das Letras, que tem como objetivo implantar minibibliotecas em assentamentos rurais da reforma agrária.
Para o autor, "é uma obra literária de fácil leitura, com ambientação nordestina em sua maioria, trazendo um pouco da linguagem e da maneira de ser do homem simples do Nordeste. Existe também a intenção de valorizar a crônica como forma de expressão alegre de literatura, procurando estimular mais ainda o hábito da leitura de autores nordestinos, de uma maneira leve", finaliza.
Tasso Soares de Lima começou cedo escrevendo para o jornalzinho "Universo" do colégio Salesiano e, por onde andou, criou pequenos informativos nos quais o humor era a tônica. Escrevia as suas "historinhas engraçadas" preocupado apenas em divertir. Atualmente, é cronista da revista Conterrâneos, periódico bimestral com tiragem de seis mil e quinhentos exemplares, de circulação interna na empresa em que trabalha.
O seu próximo projeto já está em fase de elaboração será um livro de crônicas, charges e cartoon que irá produzir em conjunto com mais dois amigos jornalistas.

Repórter: Daniela Pacheco

Matéria publicada dia 18 de Junho de 2008, no Jornal de Hoje.

2 Comments:

Samuel Junior said...

Tasso Soares... Depois de muito tempo sem notícias suas, eis que fico sabendo dessa grande novidade: o lançamento do seu livro.
Quem diria!!! Aquela pessoa caladinha... quieta... sempre prestativa nas reuniões do Pólo Assu/Mossoró, botando 'suas unhas' (ou dedos)de fora e teclando suas crônicas e causos.
Acho que aquele jeitinho de usar aquela máxima 'se temos dois ouvidos e apenas uma boca, precisamos ouvir mais e falar menos', facilitou para que você escrevesse seu livro. Parabéns, amigo!
Ahhh... Caso queira saber de algumas informações sobre o Vale do Açu, visite o Rabiscos do Samuel Junior, no endereço http://rabiscosdosamueljunior.blogspot.com/
Abraços

Tasso Soares de Lima said...

Amigo Samuel, realmente, quanto tempo! Fico feliz que você tenha tomado conhecimento da publicação do livro Concerto para triângulo em dó maior. Nele consta crônicas de histórias ocorridas em minhas viagens na época do Pólo Assu/Mossoró. Espero continuar em contato. Vou visitar o seu blog, com maior prazer para ter informações do nosso Vale.
O livro está disponível nas livrarias Siciliano de Mossoró e Natal.
Um grande abraço a você e aos amigos de Assu.

Tasso Soares
Obrigado